Com a transformação digital e a automatização dos processos organizacionais, o RH vem se tornando uma área cada vez mais estratégica para os negócios. Para acompanhar todas essas mudanças, precisamos nos adequar e usar novas técnicas no dia a dia.

O RH ágil é um movimento que visa adaptações rápidas às mudanças e suporte a uma rede de times capacitados, engajados, independentes e colaborativos. Desta forma, a gestão de projetos em ciclos longos e fechados foi perdendo espaço para ciclos menores de entrega, de forma mais colaborativa e flexível de acordo com as demandas atuais da empresa.

A mudança rápida e a demanda por novos aprendizados é uma realidade. Nesse contexto, ser ágil significa evitar desperdícios financeiros e pessoais. A empresa que conseguir monitorar as mudanças no mercado e se adaptar, será capaz de criar oportunidades e progredir de maneira mais sustentável.

Apesar do constante desenvolvimento tecnológico e da automatização de processos serem cruciais para um RH ágil, existe um elemento que ainda não é possível substituir: as pessoas. Por isso, é fundamental que o time de RH se insira também na cultura ágil e seja capaz de trazer a agilidade para a gestão de pessoas.

A aplicação da metodologia só acontece quando há a mudança de Mindset, ou seja, de mentalidade da empresa. Esse aprofundamento é o que garante que o trabalho seja enraizado e traga resultados, não sendo apenas algo superficial.

Com a metodologia ágil, as pessoas deixam de executar apenas uma área específica dentro da organização para ter uma visão mais ampla de negócio, o que as prepara para lidar com os novos desafios. As decisões deixam de ser tomadas por um único time e passam a ser discutidas, levando em consideração diversas visões e aumentando as chances de uma tomada de decisão acertada e rápida.

Quer entender mais sobre o assunto e entender como implantar um RH cada vez mais estratégico na sua organização? Fale com a gente, adoraríamos fazer parte da sua transformação!

SEU RH É AGIL?