A sua empresa é considerada um bom lugar para se trabalhar? O que a diferencia das outras?
Sabemos que o mundo mudou. Hoje, não são mais as empresas que escolhem os talentos, e sim eles que escolhem a empresa na qual querem trabalhar.
Para atrair e reter estes talentos de maior potencial, o RH precisa desempenhar o seu melhor papel.
Um EVP (Employee Value Proposition), que nada mais é do que a proposta de valor que a empresa oferece aos seus colaboradores, precisa ser consistente, atrativo, verdadeiro, sustentável e único para ser competitivo no mercado. Ele precisa estar diretamente conectado aos valores da empresa. Portanto, é necessário que a proposta ofertada pela empresa seja, de fato, capaz de inspirar seus colaboradores.
Mesmo que a sua empresa já tenha um EVP, é fundamental revê-lo de tempos em tempos, considerando que não é algo estático, ainda mais no contexto em que vivemos, de mudanças constantes. É importante lembrar que as necessidades das pessoas mudaram e continuam mudando bastante desde o início da pandemia. O que ontem elas consideravam fundamental para se trabalhar em uma empresa, hoje, já não tem mais tanta importância, sem mencionar as diferenças entre gerações.
São 4 os principais benefícios de se investir em um bom EVP:
- Contribui para o Employer Branding (Marca Empregadora): o EB é um conjunto de estratégias utilizadas para que a empresa seja reconhecida como um ótimo lugar para se trabalhar. O EVP nada mais é do que uma destas estratégias.
- Eleva o engajamento dos colaboradores: ao criar benefícios que atendam às necessidades deles, a empresa passa a criar um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante, aumentando o engajamento dos colaboradores.
- Ajuda na retenção de talentos: se a proposta de valor da empresa (EVP) for consistente e verdadeira e os colaboradores se sentirem bem no local de trabalho, o resultado é a retenção deles no negócio.
- Reduz os custos de turn over: outra vantagem do EVP é a redução dos custos relacionados ao turn over. Como a empresa consegue reter mais seus talentos, consequentemente reduz seus custos com contratações, demissões, onboarding, etc.
E como podemos te ajudar nesta empreitada fundamental para o RH?
Nossa solução envolve toda a organização. Como o EVP está diretamente relacionado à estratégia e à cultura da organização, RH, líderes e colaboradores devem fazer parte do projeto.
Nosso projeto passa por 4 etapas.:
- Diagnóstico:
- Entrevista com colaboradores atuais e ex-colaboradores: o que da empresa atrai os colaboradores e o que os motiva ou motivou a fazer parte da empresa;
- Grupos focais para percepção da marca;
- Pesquisa da concorrência;
- Definição do EVP: o que é fundamental para a empresa e para os colaboradores;
- Comunicação da proposta de valor;
- Definição de métricas claras de sucesso para acompanhamento.
No comments.